O
objetivo deste tutorial é de esclarecer aos usuários do chip Matrix
Infinity sobre seus recursos e opções de configuração. Ele é baseado na
versão mais recente (1.93), mas usuários de versões anteriores também o
podem utilizar. Ao longo do tutorial, serão descritas as funções de cada
opção do menu e seus efeitos no console.
Comandos usados no menu do Chip
(Triângulo) e (Círculo) para acessar o Menu;
Cima / Baixo (botões do D-Pad): Para selecionar as opções do Menu;
( X ) Para alterar a opção selecionada;
START: Para salvar as configurações.
Para acessar o Menu do Chip
Durante a inicialização (quando liga o console ou depois de um Reset) mantenha pressionado (Triângulo) e (Bolinha) no controle 1. A tela do Menu irá aparecer:
Essas são as opções padrão do Matrix, quando é acessado pela primeira vez
Opções do Menu : Descrição e funcionalidades
PS2 SCREEN FIX (OFF / COLOR / NTSC / PAL / PAL60 / VGA)
Aqui definimos as opções de conversão de sistema de cores. É possível rodar jogos PAL (Europeus) em consoles com sistema NTSC (Americanos e Japoneses, por exemplo) e vice-versa. Se tiverem dúvidas acerca dos diversos sistemas de cores e suas relações com os jogos/consoles, aconselho a leitura da FAQ da comunidade:
OFF - Desabilita a função. Não será feita nenhuma conversão, o sistema de cor permanecerá o original do console;
COLOR - Essa opção irá habilitar o conversor de cores para operar no padrão do sistema do console. Exemplo: Se o console for americano, asiático ou japonês (padrão NTSC), todos os jogos irão ser convertidos para o sistema NTSC. Se o console for Europeu (padrão PAL), todos os jogos irão ser convertidos em PAL. Devido ao fato de a maioria dos consoles usados aqui no Brasil serem NTSC, essa é a opção considerada padrão, bastando a TV ter o sistema de seleção automático de cores ou pelo menos o padrão NTSC;
PAL - Converte os jogos para o padrão PAL (Europeu);
NTSC - Converte os jogos para o padrão NTSC
PAL60 - Essa opção faz o mesmo que a função NTSC faz, tem como objetivo melhorar o sincronismo em alguns jogos do padrão PAL, exibindo a imagem em 60 Hertz. É necessário ajustar também o Y-FIX (explicações mais abaixo);
VGA - Essa opção ativa o modo VGA padrão 640x480, para ser utilizada em monitores. É necessário um cabo especial VGA compatível e um monitor também compatível. Se selecionarmos essa opção e em seguida pressionarmos START para salvar a configuração.
Se apertar (Bolinha) , confirmará a escolha; apertando qualquer outro botão, irá cancelar.
CUIDADO! Só ative essa opção se for para utilizar um monitor com o respectivo cabo adaptador especial, se estiver usando uma TV, ficará sem imagem, e a restauração deverá ser feita "às cegas";
Y SCREEN FIX (OFF / AUTO / -20 a +20)
Essa opção permite ajustar o posicionamento da tela quando rodamos um jogo (geralmente em PAL) e este se apresenta com a imagem cortada. Só é liberada quando o PS2 SCREEN FIX está em PAL, NTSC ou PAL60:
OFF : Desabilita a função;
AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:
-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixos e valores negativos movem a tela pra cima;
PSX SCREEN FIX ( ON / OFF )
Ajusta as cores no modo PS1, permitindo rodar jogos PS1 com cor;
PSX MULTI DISK ( ON / OFF )
Habilitando esta opção, é possível rodar aqueles jogos de PS1 com mais de 1 CD, permitindo a troca de discos em execução
MC16 PATCH ( ON / OFF)
Função que pode ser considerada obsoleta, serve para utilizar um Memory Card "alternativo" de 16 MB sem a necessidade de um disco de boot (que era antes necessário nesse tipo de MC);
ATAD AUTO PATCH ( ON / OFF )
Essa opção é para instalar o Browser 2.0 (Software de gerenciamento de HD, pouco utilizado atualmente) em um HD (Disco Rígido) que não seja Sony;
MACROVISION FIX ( ON / OFF )
Opção que remove a proteção anti-cópia Macrovision em DVDs que possuem essa proteção;
GREEN FIX ( ON / OFF )
Função que tem como objetivo corrigir a cor verde em alguns DVDs quando é utilizado uma conexão RGB (mais comum em TVs europeias);
DVD REGION ( 1 a 8 )
Opção que permite definir o código regional de DVD-Vídeo usado no PS2. Aqui no Brasil, o código da região é a 4;
DVD9 DL SUPPORT ( ON / OFF )
Permite rodar jogos alternativos (piratas) gravados em dupla camada (Dual Layer/DVD9), ou seja, os discos com mais de 4.7 GB;
BOOT MODE ( AUTO / FAST / INFMAN / DEV1 / DEV2 / DVDV )
Aqui é possível definir várias alternativas de boot (inicialização) do PS2:
AUTO: Esta é a opção padrão, é o modo de boot automático, permite que sejam automaticamente executados quaisquer tipos de jogos em PS2 ou PS1, DVDs de vídeo ou CDs de música (em formatos compatíveis com o PS2, claro), originais ou cópias. Esse modo também pode ser ativado apertando (X) durante o boot, caso outra opção de boot esteja definida;
FAST: Ativa o modo Fast-Boot: faz os jogos serem executados mais rapidamente, pulando a introdução do console (Tela dos elétrons, Browser), e a inscrição "Playstation2", carregando o jogo diretamente. Essa função também pode ser ativada pressionando o botão SELECT no controle 1 durante o boot, caso esse modo não esteja previamente definido;
INFMAN: Ativa o modo Infinity Manager: IM é um pequeno software que pode ser instalado no Memory Card, disponível no site do Matrix que é uma espécie de gerenciador de arquivos; é bem delimitado comparado ao UlaunchElf por exemplo. Essa função também pode ser ativada apertando (Triângulo) durante o boot;
DEV1: Ativa o modo Dev.olution 1: carrega automaticamente um arquivo nomeado BOOT.ELF (assim, em maiúsculas) instalado previamente no diretório BOOT\ (também em maiúsculas) do Memory Card; pode ser qualquer arquivo executável para PS2 (extensão .ELF), que esteja devidamente renomeado para BOOT.ELF, por exemplo, o UlaunchElf (Gerenciador de Arquivos), HD Loader (Software para HD), CodeBreaker, etc. Essa função também é ativada pressionando o botão R1 durante o boot, caso outro modo esteja ativado.
Também é possível definir mais dois caminhos de boot para o modo DEV1, basta nomear os arquivos Elf para BOOT2.ELF E BOOT3.ELF (sempre em maiúsculas) e colocando-os no diretório BOOT; então, pressione R2 ou L2 respectivamente, durante o boot. Exemplo: pode iniciar com o UlaunchElf para BOOT (apertando R1), HD Loader para BOOT1 (Apertando R2) e Codebreaker para BOOT2 (apertando L2). Isso é apenas um exemplo, considere também o espaço consumido no MC com aplicativos nele instalados.
DEV2 : Ativa o modo Dev.olution 2: carrega um arquivo ELF boot.elf ( assim, em minúsculas) dentro da partição "__boot" no HD, caso tenha algum instalado; também é possível ativar esse modo pressionando o botão L1 durante o boot;
DVDV : Ativa como padrão o modo forçado para DVD-Vídeo. Esse modo também pode ser ativado pressionando (Bolinha) durante o boot;
PAD DETECT TIME ( 2 a 10 )
Define o tempo em segundos que o chip vai esperar para que algum comando seja acionado no controle 1 durante o boot;
BOOT LOGO ( ON / OFF )
Habilita e desabilita o Logo do Matrix;
PARA SALVAR AS CONFIGURAÇÕES
Para que as alterações façam efeito, é necessário salvar as configurações, apertando START.
Algumas considerações sobre as opções de configuração
Algumas opções aqui descritas podem não estar presentes em versões mais antigas do Firmware, já que tomamos por base a versão 1.93. Como exemplo, a opção DVD9 DL SUPPORT, o Logo e a opção Y-FIX estão presentes a partir da 1.45; O modo DEV2 foi implementado a partir da versão 1.5; suporte a Multi-Disco de PS1 a partir da versão 1.54 e até a 1.68 havia a opção de escolha de linguagem do menu. Mais detalhes podem ser vistos na página oficial do Matrix Team Brazil.
COMANDOS DE OPERAÇÃO DO CHIP MATRIX INFINITY
Obs.: Todos os comandos devem ser feitos no Controle 1:
Inicialização rápida de jogos PS2:
Durante o boot, pressione SELECT. A apresentação inicial do console (tela de elétrons e Browser) e a inscrição "Playstation2" serão suprimidas;
Inicialização rápida de DVD/PS1:
Durante o boot, pressione (Bolinha) ;
Forçando o Modo Automático de boot;
Útil quando definimos por padrão algum outro modo de boot que não seja o AUTO, cancelando quaisquer outros: pressione (X) durante o boot;
Iniciando aplicativos a partir do Memory Card:
Pressione (Triangulo) para iniciar o Infinity Manager, caso esteja instalado no MC;
Ou:
R1 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT.ELF"
R2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT2.ELF"
L2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT3.ELF"
Iniciando aplicativos a partir do HD:
Pressione R1 para iniciar algum aplicativo do HD, será carregado um executável Elf na partição "__boot" nomeado como "boot.elf" ;
Desligando o Chip:
O chip Matrix infinity pode ser desligado, sendo assim possível jogar On-Line com jogos originais, sem que o chip seja detectado. Pressione START durante o boot e em seguida a palavra "DISABLED" aparecerá na tela;
Religando o Chip:
Desligue o console a partir da chave geral (nos 5000x e anteriores) ou desconecte o plug da fonte de alimentação (7000x em diante)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todas as informações aqui descritas foram obtidas nos sites oficiais do Matrix Team, em alguns fóruns da Net e a partir de experiências próprias. O conteúdo deste tutorial poderá ser alterado caso seja necessário, em futuras novas versões de Firmware por exemplo. Mudanças nas configurações feitas em um chip Matrix Infinity Original são totalmente seguras. Porém, para usuários de chips clones do Matrix que queiram tentar alterar suas configurações, não nos responsabilizamos por quaisquer danos que possam ocorrer em seus chips.
Titulo: Tutorial do chip Matrix Infinity
Descrição:CONFIGURAÇÃO/OPERAÇÃO DO MATRIX INFINITY
Por Clark Kent Evil
Comandos usados no menu do Chip
(Triângulo) e (Círculo) para acessar o Menu;
Cima / Baixo (botões do D-Pad): Para selecionar as opções do Menu;
( X ) Para alterar a opção selecionada;
START: Para salvar as configurações.
Para acessar o Menu do Chip
Durante a inicialização (quando liga o console ou depois de um Reset) mantenha pressionado (Triângulo) e (Bolinha) no controle 1. A tela do Menu irá aparecer:
Essas são as opções padrão do Matrix, quando é acessado pela primeira vez
Opções do Menu : Descrição e funcionalidades
PS2 SCREEN FIX (OFF / COLOR / NTSC / PAL / PAL60 / VGA)
Aqui definimos as opções de conversão de sistema de cores. É possível rodar jogos PAL (Europeus) em consoles com sistema NTSC (Americanos e Japoneses, por exemplo) e vice-versa. Se tiverem dúvidas acerca dos diversos sistemas de cores e suas relações com os jogos/consoles, aconselho a leitura da FAQ da comunidade:
OFF - Desabilita a função. Não será feita nenhuma conversão, o sistema de cor permanecerá o original do console;
COLOR - Essa opção irá habilitar o conversor de cores para operar no padrão do sistema do console. Exemplo: Se o console for americano, asiático ou japonês (padrão NTSC), todos os jogos irão ser convertidos para o sistema NTSC. Se o console for Europeu (padrão PAL), todos os jogos irão ser convertidos em PAL. Devido ao fato de a maioria dos consoles usados aqui no Brasil serem NTSC, essa é a opção considerada padrão, bastando a TV ter o sistema de seleção automático de cores ou pelo menos o padrão NTSC;
PAL - Converte os jogos para o padrão PAL (Europeu);
NTSC - Converte os jogos para o padrão NTSC
PAL60 - Essa opção faz o mesmo que a função NTSC faz, tem como objetivo melhorar o sincronismo em alguns jogos do padrão PAL, exibindo a imagem em 60 Hertz. É necessário ajustar também o Y-FIX (explicações mais abaixo);
VGA - Essa opção ativa o modo VGA padrão 640x480, para ser utilizada em monitores. É necessário um cabo especial VGA compatível e um monitor também compatível. Se selecionarmos essa opção e em seguida pressionarmos START para salvar a configuração.
Se apertar (Bolinha) , confirmará a escolha; apertando qualquer outro botão, irá cancelar.
CUIDADO! Só ative essa opção se for para utilizar um monitor com o respectivo cabo adaptador especial, se estiver usando uma TV, ficará sem imagem, e a restauração deverá ser feita "às cegas";
Y SCREEN FIX (OFF / AUTO / -20 a +20)
Essa opção permite ajustar o posicionamento da tela quando rodamos um jogo (geralmente em PAL) e este se apresenta com a imagem cortada. Só é liberada quando o PS2 SCREEN FIX está em PAL, NTSC ou PAL60:
OFF : Desabilita a função;
AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:
-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixos e valores negativos movem a tela pra cima;
PSX SCREEN FIX ( ON / OFF )
Ajusta as cores no modo PS1, permitindo rodar jogos PS1 com cor;
PSX MULTI DISK ( ON / OFF )
Habilitando esta opção, é possível rodar aqueles jogos de PS1 com mais de 1 CD, permitindo a troca de discos em execução
MC16 PATCH ( ON / OFF)
Função que pode ser considerada obsoleta, serve para utilizar um Memory Card "alternativo" de 16 MB sem a necessidade de um disco de boot (que era antes necessário nesse tipo de MC);
ATAD AUTO PATCH ( ON / OFF )
Essa opção é para instalar o Browser 2.0 (Software de gerenciamento de HD, pouco utilizado atualmente) em um HD (Disco Rígido) que não seja Sony;
MACROVISION FIX ( ON / OFF )
Opção que remove a proteção anti-cópia Macrovision em DVDs que possuem essa proteção;
GREEN FIX ( ON / OFF )
Função que tem como objetivo corrigir a cor verde em alguns DVDs quando é utilizado uma conexão RGB (mais comum em TVs europeias);
DVD REGION ( 1 a 8 )
Opção que permite definir o código regional de DVD-Vídeo usado no PS2. Aqui no Brasil, o código da região é a 4;
DVD9 DL SUPPORT ( ON / OFF )
Permite rodar jogos alternativos (piratas) gravados em dupla camada (Dual Layer/DVD9), ou seja, os discos com mais de 4.7 GB;
BOOT MODE ( AUTO / FAST / INFMAN / DEV1 / DEV2 / DVDV )
Aqui é possível definir várias alternativas de boot (inicialização) do PS2:
AUTO: Esta é a opção padrão, é o modo de boot automático, permite que sejam automaticamente executados quaisquer tipos de jogos em PS2 ou PS1, DVDs de vídeo ou CDs de música (em formatos compatíveis com o PS2, claro), originais ou cópias. Esse modo também pode ser ativado apertando (X) durante o boot, caso outra opção de boot esteja definida;
FAST: Ativa o modo Fast-Boot: faz os jogos serem executados mais rapidamente, pulando a introdução do console (Tela dos elétrons, Browser), e a inscrição "Playstation2", carregando o jogo diretamente. Essa função também pode ser ativada pressionando o botão SELECT no controle 1 durante o boot, caso esse modo não esteja previamente definido;
INFMAN: Ativa o modo Infinity Manager: IM é um pequeno software que pode ser instalado no Memory Card, disponível no site do Matrix que é uma espécie de gerenciador de arquivos; é bem delimitado comparado ao UlaunchElf por exemplo. Essa função também pode ser ativada apertando (Triângulo) durante o boot;
DEV1: Ativa o modo Dev.olution 1: carrega automaticamente um arquivo nomeado BOOT.ELF (assim, em maiúsculas) instalado previamente no diretório BOOT\ (também em maiúsculas) do Memory Card; pode ser qualquer arquivo executável para PS2 (extensão .ELF), que esteja devidamente renomeado para BOOT.ELF, por exemplo, o UlaunchElf (Gerenciador de Arquivos), HD Loader (Software para HD), CodeBreaker, etc. Essa função também é ativada pressionando o botão R1 durante o boot, caso outro modo esteja ativado.
Também é possível definir mais dois caminhos de boot para o modo DEV1, basta nomear os arquivos Elf para BOOT2.ELF E BOOT3.ELF (sempre em maiúsculas) e colocando-os no diretório BOOT; então, pressione R2 ou L2 respectivamente, durante o boot. Exemplo: pode iniciar com o UlaunchElf para BOOT (apertando R1), HD Loader para BOOT1 (Apertando R2) e Codebreaker para BOOT2 (apertando L2). Isso é apenas um exemplo, considere também o espaço consumido no MC com aplicativos nele instalados.
DEV2 : Ativa o modo Dev.olution 2: carrega um arquivo ELF boot.elf ( assim, em minúsculas) dentro da partição "__boot" no HD, caso tenha algum instalado; também é possível ativar esse modo pressionando o botão L1 durante o boot;
DVDV : Ativa como padrão o modo forçado para DVD-Vídeo. Esse modo também pode ser ativado pressionando (Bolinha) durante o boot;
PAD DETECT TIME ( 2 a 10 )
Define o tempo em segundos que o chip vai esperar para que algum comando seja acionado no controle 1 durante o boot;
BOOT LOGO ( ON / OFF )
Habilita e desabilita o Logo do Matrix;
PARA SALVAR AS CONFIGURAÇÕES
Para que as alterações façam efeito, é necessário salvar as configurações, apertando START.
Algumas considerações sobre as opções de configuração
Algumas opções aqui descritas podem não estar presentes em versões mais antigas do Firmware, já que tomamos por base a versão 1.93. Como exemplo, a opção DVD9 DL SUPPORT, o Logo e a opção Y-FIX estão presentes a partir da 1.45; O modo DEV2 foi implementado a partir da versão 1.5; suporte a Multi-Disco de PS1 a partir da versão 1.54 e até a 1.68 havia a opção de escolha de linguagem do menu. Mais detalhes podem ser vistos na página oficial do Matrix Team Brazil.
COMANDOS DE OPERAÇÃO DO CHIP MATRIX INFINITY
Obs.: Todos os comandos devem ser feitos no Controle 1:
Inicialização rápida de jogos PS2:
Durante o boot, pressione SELECT. A apresentação inicial do console (tela de elétrons e Browser) e a inscrição "Playstation2" serão suprimidas;
Inicialização rápida de DVD/PS1:
Durante o boot, pressione (Bolinha) ;
Forçando o Modo Automático de boot;
Útil quando definimos por padrão algum outro modo de boot que não seja o AUTO, cancelando quaisquer outros: pressione (X) durante o boot;
Iniciando aplicativos a partir do Memory Card:
Pressione (Triangulo) para iniciar o Infinity Manager, caso esteja instalado no MC;
Ou:
R1 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT.ELF"
R2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT2.ELF"
L2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT3.ELF"
Iniciando aplicativos a partir do HD:
Pressione R1 para iniciar algum aplicativo do HD, será carregado um executável Elf na partição "__boot" nomeado como "boot.elf" ;
Desligando o Chip:
O chip Matrix infinity pode ser desligado, sendo assim possível jogar On-Line com jogos originais, sem que o chip seja detectado. Pressione START durante o boot e em seguida a palavra "DISABLED" aparecerá na tela;
Religando o Chip:
Desligue o console a partir da chave geral (nos 5000x e anteriores) ou desconecte o plug da fonte de alimentação (7000x em diante)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todas as informações aqui descritas foram obtidas nos sites oficiais do Matrix Team, em alguns fóruns da Net e a partir de experiências próprias. O conteúdo deste tutorial poderá ser alterado caso seja necessário, em futuras novas versões de Firmware por exemplo. Mudanças nas configurações feitas em um chip Matrix Infinity Original são totalmente seguras. Porém, para usuários de chips clones do Matrix que queiram tentar alterar suas configurações, não nos responsabilizamos por quaisquer danos que possam ocorrer em seus chips.
Titulo: Tutorial do chip Matrix Infinity
Descrição:CONFIGURAÇÃO/OPERAÇÃO DO MATRIX INFINITY
Por Clark Kent Evil
Valeu. Ia descartar um PS2 que não aparecia a imagem e o laser ficava parado num ponto fixo, mas desconfiei da configuração e era mesmo. Agradeço e aquele abraço.
ResponderExcluirQuando eu seguro Triangulo e Bolinha,aparece a tela de memory cards,isso
ResponderExcluiré porque meu chip é pirata?